AUTORIDADES SE REÚNEM EM MIRACEMA CONTRA A FEBRE AMARELA

Em 26/01/2017

O município de Miracema sediou nesta quinta – feira (26) uma reunião de trabalho para tratar sobre a intensificação no combate contra a febre amarela, no estado do Rio de Janeiro.  O evento contou com a participação do subsecretário de vigilância em saúde do estado, Alexandre Chieppe, sua equipe de trabalho, os secretários municipais de saúde das cidades do norte, noroeste, região serrana e demais funcionários da área. O prefeito municipal, Clóvis Tostes e os vereadores Aymoré, Alessandra (coordenadora da epidemiologia), Hugo Fernandes, José Augusto e Marcus Felipe também estiveram presentes.

Devido ao surto da enfermidade em Minas Gerais, a presente reunião teve como objetivo apresentar os critérios e quantidades que definiram a escolha dos municípios contemplados com as doses de vacinas, bem como as estratégias para que a vacinação de bloqueio tenha a eficácia necessária de proteção à população.

“A vacinação por faixa etária, priorizando as crianças e posteriormente aos adultos, mas cada município monte a sua ação dentro de suas realidades. Solicitei um reforço de mais 100 mil doses”, sugestão de Chieppe na distribuição das doses.

Segundo informações colhidas na secretaria municipal de saúde as vacinas já se encontram a caminho de Miracema e, dentro de algumas horas serão divulgados os critérios adotados para a sua administração.

O que é febre amarela?

É uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por vetores artrópodes, que possui dois ciclos epidemiológicos distintos de transmissão silvestre sendo os gêneros haemagogus e sabethes os mais importantes na América.