O Parque Ecológico de Miracema tornou-se ao longo do tempo referência no turismo da região. Poucas cidades no noroeste fluminense contam com um espaço aberto como esse à população. As pessoas gostam de ir ao parque se exercitar, principalmente através de caminhadas, pedaladas e andando de skate. Piqueniques com toda a família e amigos também são comuns, já que o local é muito agradável para esses momentos.
As crianças são as que mais ficam encantadas, uma vez que o parque conta com um espaço para elas e tem diversas espécies de árvores nativas e de animais, tendo inclusive alguns vulneráveis e ameaçados de extinção como o pássaro Maracanã-Verdadeiro e o Sagui-da-serra-Escuro (espécie de macaco pequeno).
“Melhorar, reformar e garantir a segurança do Parque ecológico é fundamental para que a população e visitantes continuem a ocupar o local. Além disso, atrair novas pessoas também é importante, uma vez que o contato com a natureza é extremamente benéfico ao ser humano, promovendo saúde física e emocional.”, afirmou Bárbarah Meireles, diretora de Preservação e Controle Ambiental.