MIRACEMA CONSEGUE NOVA CULTIVAR

Em 04/04/2017

A secretaria municipal de desenvolvimento agropecuário em parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) esteve na última sexta feira dia 31/03 na fazenda experimental da empresa localizada no Município de Coronel Pacheco-MG (unidade da Embrapa Gado de Leite), para trazer para Miracema a mais nova cultivar de capim elefante desenvolvida pela empresa, a BRS Capiaçu.

A nova cultivar surge como uma alternativa para a produção de volumoso de baixo custo para a pecuária de Miracema, devido a sua alta produtividade e bom valor nutritivo e demais características que favorecem a sua indicação para nossa região, principalmente pelos fatores climáticos do Município.

A BRS Capiaçu se destaca das demais cultivares de capim-elefante por apresentar resistência ao tombamento, facilidade para a colheita mecânica, ausência de joçal (pelos) e touceiras eretas e densas. A cultivar inova na versatilidade de uso da capineira, podendo produzir silagem de boa qualidade ou fornecida como picado verde no cocho”

(Embrapa comunicado técnico 79)

A iniciativa surgiu de 3 produtores do município, que conheceram a nova cultivar através de um dia de campo realizado pela Embrapa. A princípio foram trazidas mudas (colmos) em parceria com estes produtores, que custearam a busca das mudas que serviram para implantar um viveiro de aproximadamente 0,5 hectare na propriedade dos mesmos, para posterior multiplicação.

Maiores informações podem ser acessadas no site da Embrapa através do link: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1056288/brs-capiacu-cultivar-de-capim-elefante-de-alto-rendimento-para-producao-de-silagem, e aqui na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário.