PREFEITO MUNICIPAL ABRE A II CAPACITAÇÃO DOS TRABALHADORES DO SUAS

Em 26/02/2018

O prefeito de Miracema, Clóvis Tostes, abriu nesta manhã a II Capacitação dos Trabalhadores do SUAS, que será realizada no Centro Cultural Melchíades Cardoso, entre os dia 26/02 e 02/03 de 2018. O evento está sendo promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

“Quero cumprimentar todos os presentes e dizer da minha alegria em poder proporcionar aos profissionais uma capacitação de grande importância para a nossa cidade. Espero que aproveitem cada minuto”, disse o chefe do poder executivo.

Durante a semana acontecerão palestras, com profissionais de diversos seguimentos, visando o aprimoramento técnico dos presentes, bem como o aperfeiçoamento do serviço público apresentado aos munícipes.

A partir de amanhã outras treze cidades se juntam aos profissionais miracemenses ( cerca de 60), para a continuidade da capacitação, que tornou –se regional.

O QUE É SUAS (Sistema Único de Assistência Social)?

Suas é um sistema constituído pelo conjunto de serviços, programas, projetos e benefícios no âmbito da assistência social, prestados diretamente por órgão e instituições públicas federais, estaduais e municipais da administração direta ou indireta, ou ainda indiretamente, por meio de convênios celebrados com organizações sem fins lucrativos. O sistema faz parte da nova Política Nacional de Assistência Social, que visa proporcionar às famílias em vulnerabilidade social e pessoal garantias de maior acesso aos programas sociais. Fazem parte do Suas as organizações específicas de assistência social (definidas nos termos da Resolução 191 do CNAS) devidamente inscritas nos Conselhos de Assistência Social (nos âmbitos estadual, municipal, do Distrito Federal ou ainda federal). Também integram o sistema as entidades sem fins lucrativos, ainda que não específicas de assistência social (como as de educação e saúde) e, principalmente, aquelas que possuem o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Ceas). As entidades pertencentes ao Suas deverão, portanto, adotar as normas de regulação referentes à Política Nacional de Assistência Social.