REABERTA EXPOSIÇÃO DE LONGA DURAÇÃO DO MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL VENTURA COIMBRA LOPES

Em 27/09/2018

No dia 21 de setembro, foi reaberta a exposição de longa duração do museu histórico Municipal Ventura Coimbra Lopes/Centro Cultural Melchíades Cardoso – “Miracema: dos índios Puris à Emancipação”, formada a partir dos três módulos principais instalados em 2008, constituída pelo maquinário e acervo da fiação e Tecelagem São Martino, das ambientações da “Casa Alemã” e da sala de jantar com mobiliário que pertenceu a Fazenda Liberdade.

O circuito expositivo, que narra fragmentos da formação histórica e política de Miracema, através de textos, imagens e acervo próprio, realiza uma abordagem do período que antecede à chegada de D. Ermelinda Rodrigues Pereira, em meados do Século XIX, na época em que a localidade era habitada pelos índios Puris até a instalação do Município, ocorrida em 1936.

A exposição possui curadoria do museólogo Gustavo Tostes e do pesquisador e Chefe da Div. de Patrimônio e Tombamento, Marcelo Salim de Martino. O circuito foi, oficialmente, aberto ao público com a presença do Prefeito Municipal, Clóvis Tostes de Barros; do Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Eduardo Lúcio Tostes Botelho; do Diretor de Cultura, Juici Nunes de Sousa; e dos Arquitetos do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – INEPAC, Dina Lerner, Regina P. de Mattos e Luciano Caetano, que estavam em Miracema. A presença da equipe técnica do INEPAC deu-se em virtude da continuidade do programa de atendimento mensal que o referido órgão vem realizando desde o mês de julho, aos proprietários de bens tombados em nossa cidade. Essas visitas visam atender às demandas e esclarecer a comunidade sobre as ações de salvaguarda permanente conduzidas pelo Instituto a nossa cidade, que é a quarta em número de bens tombados no Estado do Rio de Janeiro.