NOVO SERVIDOR - MODELO EMC POWEREDGER R540

Em 26/02/2019

O Prefeito Clóvis Tostes, sempre com o olhar voltado para melhorias na administração pública, autorizou no final do ano de 2018, a compra por licitação de um novo equipamento SERVIDOR da prestigiada marca DELL, modelo EMC PowerEdge R540, solicitada pelo Diretor do Departamento de Informática, para suprir a crescente demanda de processamento de dados, armazenamento e segurança da informação.

A justificativa para tal aquisição se deve a integração de todos os sistemas de gestão municipal, que a partir de 2017, começaram a trabalhar de forma conjunta e interligada, para diminuir o retrabalho, gerando maior eficiência dos processos administrativos e diminuindo o tempo de ociosidade no serviço público. Com a integração de todos os nossos sistemas, houve um grande crescimento do processamento de informações, aumento também da quantidade de dados armazenados, já que todos os bancos de dados agora se encontravam centralizados, aliado a isso, foram incluídos serviços como transparência, contracheque online, Nota Fiscal Eletrônica de Serviços, Atendimento ao Cidadão online e serviços da DEISS (declaração de ISS) e outros sistemas que se fizeram necessários. Com tudo isso, nosso servidor atual, que não era um equipamento próprio para essa finalidade, se tornou inadequado e obsoleto para atender as crescentes demandas.

O novo equipamento já adquirido em processo licitatório desde final de 2018, só entrou em funcionamento na semana passada, devido a problemas de ordem técnica e de agenda com a empresa de software contratada. A partir de agora, contamos com maior poder de processamento, pois o novo equipamento, que é próprio para ser um equipamento SERVIDOR, diferente do anterior, conta com uma placa mãe de qualidade, equipada com 2 processadores INTEL XEON de última geração, além de maior capacidade de expansão de armazenamento através de 8 baias para instalação de novos HD’s, e de memória, podendo chegar a incríveis 1TB de memória RAM em determinadas condições. Tudo isso, para melhoria no atendimento ao contribuinte e maior agilidade nos serviços e processos internos.

Essa aquisição coloca a nossa Prefeitura Municipal de Miracema, como umas das mais atualizadas em estrutura tecnológica do Noroestes Fluminense.

Felizmente, nosso prefeito sabe da necessidade constante de investimentos em tecnologia e informática, para melhoria do serviço público, o que é raro entre os prefeitos, e mostra a sua incrível visão, pois a maioria dos prefeitos não investe em tecnologia, por não ter uma visibilidade como em outras áreas como saúde, educação, obras e etc. A tecnologia é tão importante quanto qualquer outra área da administração pública.