VIII CONFERÊNCIA DE SAÚDE REALIZADA ONTEM EM MIRACEMA

Em 05/04/2019

Ontem (04), ocorreu em Miracema a VIII Conferência de Saúde no município. A conferência Municipal antecede as etapas de conferências estaduais e a conferência Nacional, bem como levam as situações problemas dos municípios para debate nas outras esferas administrativas.

Na conferência Municipal estavam presentes o presidente do Conselho de saúde, a secretaria de saúde, o o prefeito Clovinho, duas palestrantes, membros do poder legislativo e cerca de 250 congressistas credenciados.

Nesta oportunidade, dividiu-se os congressistas em 3 grandes grupos, separados por eixos temáticos de discussões, a saber: consolidação do SUS, saúde como direito e financiamento do sus.

Cada grupo identificou pelo menos 5 problemas no município relacionado ao seu tema de debate e propôs soluções de enfrentamento destes problemas.

Foram também eleitos os delegados para representar o que se discutiu na conferência nas esferas estadual e federal.

A população tem muito a ganhar com as conferências, pois é neste momento em que se faz presente a participação social, onde profissionais do SUS, usuários do sistema, gestores, poder executivo e legislativo se unem para debater melhorias na saúde pública.