ENTREVISTA COM O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO, CHARLES MAGALHÃES

Em 25/02/2022
Compartilhar:


1. Secretário, devido à pandemia muitos setores foram afetados, principalmente a educação. Como a secretaria se adaptou à nova realidade, no início do período pandêmico?

No dia 13 de março de 2020, iniciamos um movimento dentro da UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), com a possibilidade de paralisar as aulas. No dia 14, reuni-me com o prefeito e optamos por parar o ano letivo, antecipando as férias de julho, isso sendo anunciado dia 16. Através dessa iniciativa, quase todos os outros 92 municípios do estado do Rio de Janeiro aderiram. Então, no dia primeiro de abril retornamos com as atividades sendo disponibilizadas no site da prefeitura e com o ensino remoto, visto à previsão que o Conselho Municipal de Educação nos permitiu naquele momento. 

Criamos dois documentos: o plano de ações pedagógicas, que previa tudo; e criamos o decreto 26, que continha todas as atribuições que os professores teriam de fazer para se adaptar à nova realidade.

 

2. Outrossim, sabemos que muitos alunos tiveram a aprendizagem afetada. Entretanto, no início de 2021 as aulas tiveram uma retomada gradual. Como o setor fez para reconhecer e superar essas defasagens? 

Ainda estamos verificando e evidenciando essas defasagens. Muitos pais, com essa opção de optar pelo ensino remoto, abandonaram a escola. No dia 08 de fevereiro de 2021, retornamos com as atividades presenciais de forma gradativa, em exceção às creches que continuaram sem ensino presencial. 

Na superação dessas dificuldades, introduzimos aulas no contraturno e também aderimos à ADEM (Avaliação Diagnóstica do Ensino de Miracema) mensal e, ao aplicar essa prova, verificamos quais turmas estão com desempenho comprometido, comparado com as demais. Com isso, avaliamos as turmas e cada aluno, para que assim possamos dar o feedback a cada profissional.

 

3. Ainda no ano de 2021, a secretaria de educação teve a iniciativa de criar um canal para transmitir as aulas aos alunos que optaram pelo ensino remoto, contando com aulas do pré II ao 5º ano. Como isso foi planejado? 

Na realidade, a professora Simone Marchitto sugeriu que oferecêssemos as aulas no YouTube, porque o decreto 26 já previa que o professor fosse trabalhar através do Zoom, do Google Meet e do WhatsApp. A ideia de propor as aulas no canal foi ofertar um plus, pois muitos pais ainda tinham dificuldade de acompanhar aquele horário. Isso foi muito bacana, pois recentemente, por exemplo, recebemos uma mensagem de uma professora de Santa Catarina, da cidade de Dionísio Cerqueira, próximo à Argentina, querendo que nós mantivéssemos a disponibilização dos pdf’s durante o ano de 2022. Além disso, temos outras localidades que estavam utilizando nosso material, como a rede de Petrópolis.

 

4. Miracema, apesar de todas as dificuldades, conseguiu conquistar o 1º lugar do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e, além disso, também alcançou o 1º lugar do IOEB (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira). Como você se sente vendo a educação de Miracema alcançando tantas vitórias? Qual foi a estratégia utilizada para essas conquistas?

Então, Bruno. Chego a ficar arrepiado ao falar disso, pois qual município não deseja alcançar o primeiro lugar? É o desejo de todos.

No IDEB, por exemplo, de 0 a 10, no primeiro segmento nossa pontuação é 6.9, sendo o maior do estado do Rio de Janeiro; no segundo segmento é 6.1, também sendo o maior do estado. Somos o único município que alcançou as duas metas, tanto para fundamental I, quanto para fundamental II. Eu vejo que conseguimos transmitir para a área externa tudo que a rede já fazia de bom. Nossos profissionais são excelentes, mas talvez tenha faltado estímulos, ações para que isso se tornasse favorável ao alcance desses resultados anteriormente.

Em 2022, no mês de junho, teremos a premiação da OBMEP (Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas) em Miracema e Itatiaia; e nesta semana recebemos uma ligação que iremos participar dentre as cidades avaliadas pelo PISA, que é um programa de avaliação internacional.

Classificamos como tripé de sucesso da Secretaria de Educação de Miracema: planejamento, avaliação e acompanhamento. Iniciamos através do planejamento, pois é impossível obter bons resultados se não houver isso; a avaliação (ADEM) é feita todo mês e no horário que os alunos estão fazendo essa avaliação, o professor responsável pela turma estará dentro da secretaria de educação participando de uma formação, recebendo feedback da avaliação que foi aplicada anteriormente, permitindo uma troca de experiências e o acompanhamento.

 

5. Mesmo com a pandemia, os professores nunca pararam de trabalhar. Diariamente, eles se reinventaram para oferecer o melhor aos alunos. O que o setor fez para contribuir com isso? 

O planejamento, principalmente durante o período pandêmico, e a criação do núcleo que deu todo o suporte, fazendo com que o professor já recebesse desde o planejamento até a atividade organizada. Vale ressaltar, entretanto, que isso não tira a autonomia da escola, pois o professor recebe uma diretriz em word que permite adaptar à realidade da instituição. Isso faz com que haja o ganho de tempo e permite o trabalho dentro de uma rede. Com isso, através dessa rede, há a evolução de todas, como no resultado do IDEB e do IOEB, em que todas as escolas tiveram o melhor resultado da história.

 

6. A secretaria de educação conseguiu aparelhos de ar-condicionado para todas as escolas do município, assim como houve a instalação dos filtros de limpeza nas caixas d’água. Comente um pouco sobre essas aquisições.

Nesta semana, recebi uma professora e ela me disse que não sabia se estava preparada para voltar, pois foram dois anos difíceis e que ela poderia pedir, devido a problemas, trabalhar extraclasse em uma sala climatizada.

Sempre foi o desejo de qualquer professor, em qualquer parte do país, trabalhar em uma sala climatizada e isso é um desafio grande, pois envolve manutenções, gastos com instalações, e o governo do Clovinho se organizou para oferecer algumas condições de trabalho que extrapolam a questão salarial, como a aquisição de ar-condicionado e a instalação dos filtros de limpeza, pois temos em qualquer prédio público o problema de acompanhar a limpeza das caixas d’água, então fazer com que essa água já entre filtrada facilita esse controle dentro da escola.

 

7. Em 2021, Miracema realizou o I Seminário de Educação, contando com a participação de indivíduos de diferentes cidades. Comente um pouco sobre isso. E a secretaria tem planos para fazer novamente o evento?

Nossa cidade demanda giro do capital econômico e entendo que esse período pandêmico não é o momento mais propício para fazermos encontros, mas o desejo de fazer a economia girar e compartilhar nossas experiências nos levou a realizar esse primeiro seminário. A proposta desse evento foi trazer secretários e equipes de educação de outros municípios para conhecer nossas práticas educativas, contribuindo para a melhoria dos resultados do estado. Foi bacana, pois tivemos 23 cidades, através da participação de 123 pessoas, e ficamos muito felizes por conseguir preencher toda a rede hoteleira do município.

Nosso desejo era fazer parecido com Sobral, uma cidade do interior do Ceará, e por não terem como fazer as pessoas irem para lá, por não terem praias, fazem eventos para girar a economia. Gostaríamos de fazer esse seminário uma vez por mês, pois nesse que fizemos o prefeito e a primeira dama estiveram presentes, assim como todos os secretários e vários vereadores. Se todos priorizarmos a educação, conseguiremos de fato sair do papel e consolidar isso, mas, devido à pandemia, ficamos limitados.

 

8. A secretaria adquiriu novos livros para a Biblioteca Municipal, assim como para a Escola Municipal Solange Moreira. Comente um pouco acerca disso.

Estamos completando cinco anos na gestão e nos quatro últimos anos fizemos a aquisição de mais de 600 livros para a entrega de trabalhos de leituras nas escolas. Em 2021, fizemos a aquisição de livros para a Biblioteca Municipal e para as escolas, contando com um vasto acervo de autores famosos. Neste ano, pretendemos fazer a aquisição para Paraíso do Tobias e Venda das Flores.

 

9.A Biblioteca Municipal, além de contar com um vasto acervo de livros, também conta com o oferecimento de cursos de capacitação. De que forma a biblioteca faz esse atendimento? 

Nossa proposta na Biblioteca é atender durante a tarde e a noite, oferecendo cursos de capacitação, de empregabilidade, de formação de currículo e português e matemática. Neste ano, já estamos com as turmas e preparados para a aula inaugural de português, matemática e conhecimentos pedagógicos. A proposta inicial era levar o aluno/munícipe até esse espaço e fazer com que ele tivesse acesso a essa troca de experiência com o livro.

 

10. Além de fomentar a educação, a secretaria também fazia a valorização de esportes e lazer de nosso município. Quais eventos foram promovidos durante esse período? 

Fizemos muitos eventos esportivos e é bacana relembrá-los. Podemos destacar, por exemplo, o campeonato da Cidade Alta, que foi a oportunidade que tivemos de colocar mais de dez times dentro do estádio do Ferradurão, que já foi um dos maiores do estado do Rio de Janeiro, e só conseguimos concluí-lo no início deste ano. Além disso, conseguimos fazer o campeonato Rural, os jogos de verão e participar das feiras aos sábados e aos domingos na praça Dona Ermelinda. Esses eventos nos ajudavam a promover um espaço de lazer e integrar os alunos de diferentes escolas.

 

11. Do mesmo modo, Miracema agora conta com a Escolinha de Futebol do Léo Moura. Como isso foi obtido? Houve muita procura?

A Escolinha do Léo Moura é uma parceria nossa com o deputado federal Luís Lima, que é um incentivador do esporte. O núcleo tem hoje mais de 300 alunos inscritos e nós iremos inaugurar, em 2022, um polo em Paraiso do Tobias e uma extensão no campo da América. Todos esses alunos ganham short, colete, camisa, meião e chuteira. As bolas de futebol o instituto manda e também temos pessoas ligadas ao projeto, dedicando-se diariamente para atividades físicas com esses alunos. É uma parceria muito bacana do Governo Federal com o município de Miracema.

 

12. Recentemente, os professores da educação básica de nosso município receberam o Abono do FUNDEB, mostrando ainda mais compromisso com os servidores da educação. Comente um pouco sobre isso.

Miracema, quando assumimos, não tinha o pagamento do piso proporcional e nós passamos a pagá-lo, sendo um dos maiores do estado do Rio de Janeiro. Nossos professores, além do piso, recebem quinquênio, regência (para aqueles que trabalham em sala de aula), difícil acesso (para aqueles que trabalham nas áreas rurais do distrito), gratificação de alfabetização (para os que trabalham em classe de alfabetização). Quando chegamos ao final do ano de 2020, o novo FUNDEB mudou a forma de como o Governo Federal iria repassar os valores, saindo de 10% para 12%. Isso fez com que tivéssemos uma sobra e nós a aplicamos através de nossos servidores: todo professor ganhou dois mil reais em uma parcela (os regentes ganharam nas duas matrículas); e toda equipe externa de apoio ganhou quinhentos reais, sendo uma bonificação. Além disso, viramos o ano com mais de meio milhão na conta.

 

13. Algumas escolas do município passaram por reformas, a fim de dar maior comodidade aos alunos. Comente um pouco sobre as escolas que passaram por essas revitalizações.

Temos três escolas rurais e nossa proposta era colocá-las em horário integral.

A primeira escola que passou por reforma foi a Clinto Laje e agora estamos fazendo a reforma da escola Pinho Pimenta; da Francisco Benedito já foi concluída. 

Nas escolas dentro do município, no início de 2017, fizemos a reforma da escola Pedro Henrique, Ferreira da Luz e na Genuíno. Posteriormente, na Solange Moreira e no Álvaro Lontra. Entretanto, algumas escolas há uma demanda muito alta, então ainda não concluímos toda a parte interna. Nossa proposta é reformar 100% das escolas, assim como climatizá-las e criar espaços. É importante destacar que em quatro anos, a cada ano, reabrimos uma escola que estava fechada – como o Ferreira da Luz, o Prudente de Moraes, Homero Linhares, e a IMETEC, que é uma escola técnica.

 

14. As aulas municipais do ano de 2022 se iniciaram dia primeiro de fevereiro, sendo algo muito comemorado por toda a comunidade escolar. Como as escolas vêm se adaptando neste novo ano letivo?

O ano está sendo complexo dentro de um ponto que é “como trabalhar com a COVID-19 menos severa?”, digo isso porque quando a pessoa aparece com sintomas gripais ela acaba ficando afastada. Então, temos redobrado as ações de limpeza, do uso de máscaras, higienização das mãos, entretanto o grande desafio é encontrar professor para substituir temporariamente os eventuais casos de professores que apresentem sintomas da doença, pois ele precisa ser afastado; da mesma forma, caso algum aluno tenha sintomas, ele também é afastado.

 

15. Quais são os propósitos da Secretaria Municipal de Educação para este ano? 

O primeiro propósito é pagar o piso salarial dos professores em 2022, pois o Governo Federal manteve o índice de mais de 33%, equivalendo a um valor de quatrocentos mil reais mensais para o município, sendo um desafio. Outro objetivo é ampliar o horário integral para as escolas de segundo segmento e também a realização de concurso público para substituição de mão de obra. 

 

16. Para finalizar, que mensagem você deixaria aos munícipes de nossa cidade?

No dia 08/02, tivemos a primeira turma de ensino técnico formando em Miracema, através da IMETEC; em junho, teremos a primeira turma de pedagogia se formando através do CEDERJ, em que temos os cursos de pedagogia, geografia e ciências contábeis. Então, a mensagem que deixo é: VAMOS ESTUDAR! Nós temos um viés educacional grande em nosso município, prova disso são os resultados do IDEB, do IOEB e da OBMEP. Logo, não deixem de participar dessas oportunidades, principalmente dos cursos oferecidos pelo CEDERJ.

Para finalizar, gostaria de pedir a todos os pais que lerem essa entrevista que levem seus filhos para vacinar, pois é muito importante.

Um abraço a todos!

 

Observação: a entrevista foi concedida dia 08/02, antes das enchentes que assolaram o município de Miracema.