MÊS DA MULHER

Em 19/03/2024

Todos os anos, o Centro de Atenção Psicossocial de Miracema (CAPS) celebra o mês da mulher, março, com um evento especial. Esta ocasião é uma oportunidade para promover a saúde mental das mulheres da comunidade. No âmbito do CAPS, existe um grupo operativo de mulheres que se reúne semanalmente, todas as segundas-feiras às 13:30.

Esses encontros são projetados para oferecer uma variedade de atividades terapêuticas, visando tratar e reduzir os sintomas de ansiedade, depressão e outros transtornos mentais. Entre as atividades propostas estão rodas de conversa, dança, música, artesanato, cultivo de mudas de plantas e muito mais.

A roda de conversa proporciona um espaço seguro para as participantes compartilharem suas experiências, desafios e conquistas, promovendo o apoio mútuo e a compreensão entre elas. A dança e a música são formas de expressão que ajudam a liberar emoções reprimidas e a promover o bem-estar emocional. O artesanato oferece uma atividade criativa e relaxante, permitindo que as mulheres explorem sua criatividade e habilidades manuais.

Além disso, o cultivo de mudas de plantas é uma atividade terapêutica que conecta as participantes com a natureza, promovendo um senso de calma e tranquilidade. Essas atividades são cuidadosamente selecionadas para abordar diferentes aspectos da saúde mental, proporcionando um ambiente de apoio e crescimento para todas as mulheres envolvidas.

O objetivo final desses encontros é fornecer um espaço de acolhimento e cuidado, onde as mulheres possam aprender novas habilidades, fortalecer seus vínculos sociais e encontrar apoio para lidar com os desafios da vida. O evento anual em comemoração ao mês da mulher no CAPS é uma demonstração do compromisso contínuo da instituição com o bem-estar e a saúde mental da comunidade, especialmente das mulheres que frequentam o centro.