MIRACEMA NA LUTA CONTRA O ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL

Em 17/05/2017

Nesta manhã de quarta – feira (17), o Centro Cultural Melchíades Cardoso está sendo palco para o debate contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.  Amanhã (18), por força da lei n° 9970/2000, ficou estipulado como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A psicóloga , Viviane Gripa, responsável pelo CREAS, abriu os trabalhos mencionando a importância desta unidade pública para a sociedade. Antes, porém, mencionou a presença do secretário de assistência social Sérgio Amim, vice – prefeito Gilson Sales, secretário de educação Charles, subtenente Bocard dentre outros.

O QUE É O CREAS?

Unidade pública que oferta serviço especializado e continuado a famílias e indivíduos (crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, mulheres), em situação de ameaça ou violação de direitos, tais como: violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, situação de risco pessoal e social associados ao uso de drogas, etc.

O CREAS busca construir um espaço para acolhimento dessas pessoas, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução de suas relações familiares. Dentro de seu contexto social, deve permitir a superação da situação apresentada.

Os serviços ofertados nos CREAS são desenvolvidos de modo articulado com a rede de serviços da assistência social, órgãos de defesa de direitos e das demais políticas públicas. Realiza ações conjuntas no território para fortalecer as possibilidades de inclusão da família em uma organização de proteção que possa contribuir para a reconstrução da situação vivida.

Os CREAS podem ter abrangência tanto local (municipal ou do Distrito Federal) quanto regional, abrangendo, neste caso, um conjunto de municípios, de modo a assegurar maior cobertura e eficiência na oferta do atendimento.

Após a apresentação, a assistente social do INSS Deyse, iniciou sua palestra pontuando detalhadamente a visão técnica acerca do tema violência.  “A violência tem múltiplas razões. Seus conceitos são diversos, mas é importante que todos saibam que mata”, ressaltou a assistente social.

A melhor forma de conceituar a violência é ouvir a pessoa violentada. É preciso que a sociedade seja multiplicadora deste mal, que assola diversas famílias, inclusive no município, denunciando através do disque 100.

O Brasil encontra – se hoje entre os dez países mais desiguais do mundo.  A triste posição estimula os atos violentos contra as crianças e adolescentes. A secretaria de assistência social de Miracema vem trabalhando arduamente para diminuir os sofrimentos de todos aqueles que passam por essas situações.

Amanhã (18), haverá às 09 horas uma passeata saindo da rodoviária, promovido pelo Conselho Tutelar, para marcar a importante data.