PALESTRA SOBRE O PROGRAMA BALDE CHEIO EM MIRACEMA

Em 13/07/2017

Aconteceu nesta terça – feira (12), no Centro Cultural Melchíades Cardoso, uma palestra destinada aos produtores rurais, sobre o Programa Balde Cheio. O coordenador do programa, Mauricio Sales, ministrou a conferência.

O prefeito municipal Clóvis Tostes, a secretaria de agricultura Ana Bitar, Emater e diversos produtores participaram do evento. No próximo dia 26, será realizada uma visita técnica a uma propriedade situada na cidade de Varre – Sai, que há 04 anos participa do Balde Cheio.

O que é balde cheio?

O objetivo do PROJETO BALDE CHEIO é promover o desenvolvimento sustentável da pecuária leiteira via transferência de tecnologia, atendendo a demanda de extensionistas de entidades públicas e privadas e de produtores de leite de todo o Brasil. Sua metodologia inovadora utiliza uma propriedade leiteira de cunho familiar como 'sala de aula prática' com a finalidade de reciclar o conhecimento de todos os envolvidos: pesquisadores, extensionistas e produtores e, ao mesmo tempo, apresentar essa propriedade como exemplo de desenvolvimento sustentável da atividade leiteira em todos os aspectos: técnico, econômico, social e ambiental. O principal resultado esperado é a recuperação da autoestima e da dignidade do produtor, permitindo a fixação da família no meio rural. Em relação ao extensionista, o principal resultado é o restabelecimento da importância da extensão rural como fator essencial para o desenvolvimento sustentável da atividade leiteira no país.